quinta-feira, janeiro 19, 2006

Pensamentos IV

Como o feedback tem sido positivo, aqui vão mais 3. Espero que continuem a comentar, que eu agradeço.

11 – O homem de visão sonha ser Deus, por lhe parecer claro que o posto está vago.

12 – Se Deus existe, não é um paradigma de bondade, nem de maldade, mas da mais pura indiferença.

13 – Dentro de cada pessoa existe uma colecção de máscaras. Algumas colecções são tão vastas que o coleccionador se esquece da máscara primordial. Noutras apenas se usa uma, a da vulgaridade.

14 Comments:

Blogger blueiela said...

Ora muito bem...estes não são fáceis de serem comentados.

O primeiro não comento,porque não é um pensamento que me preocupe já que eu não tenho ideias de nos próximos tempos candidatar-me ao lugar do Todo Poderoso,porque numa altura de eleições há muita concorrência.

O segundo,não posso deixar de estar de acordo porque acho que ele tem andado um pouco esquecido de mim e eu até nem sou má pessoa.

O terceiro, é algo que eu evito usar máscaras.Sou sempre eu a todas as horas dos dia,não dá muito resultado ser transparente sempre com a verdadeira face á mostra..mas o que fazer eu sou mesmo assim:)


beijos

blue

6:36 PM  
Anonymous Misty Goth said...

Vejo evolussao perante os meus gelikos olhos...

mascaras, kem pode dizer k nunca usou uma por um instante da passagem da sua vida????



see you

1:13 AM  
Anonymous .Sadistic.Doll said...

concordo k ñ são fáceis d comentar... lol!

kt ao 1º... supostamnt deus é 1 ser perfeito (^_~) bm... acho k a complementação das kualidds d todas as essoas chegaríamos ao ser perfeito!

2. ñ percebi mt bm a msg desse... lol!

3. eu tnt ñ usar máscaras... s bm k axo k é preciso mt pa 1 pessoa m cnhcer bm! e eu sou dfrnt d pessoa pa pessoa dependnd do grau d cnfiança k tnha com ela! lol! ñ ker dzr k com isso ñ xteja a ser eu própria, apenas a mnh timidez é k ñ m deixa dar-m assim mt a cnhcer! lol! (há pessoas k m custa + a abrir do k comoutras, axo k ñ foi com o teu caso! :D)
mas s as pessoas ñ usassem máscaras era mt + fácil entender o k s passa na cbcinha delas, ms pronto!

*****

1:25 AM  
Anonymous HellSpawn said...

11 - O homem de visão sonha com muita coisa. Sim, sonhar ser deus é uma hipótese, mas apenas uma entre muitas. Enfim, frase demasiado tricky para uma simples ironia. Gosto da ideia, as não sei pq a frase não me caiu assim tão bem.

12 - Deus não existe. E a existir seria um autêntico paradoxo, se analisarmos bem a bíblia. Or a sadic litle bastard :)

13 - Sim, é algo inerente ao ser humano e diria que faz mesmo parte do senso comum. Bárbaro é aquele que não consegue o auto controlo quando necessário e tenta ser "sempre fiel aos seus instintos". É uma ideia muito bonita, mas meramente utópica e talvez até um pouco hipócrita.

12:02 AM  
Blogger Illiar said...

as máscaras são usadas para esconder o nosso verdadeiro eu, aquele que nunca mostramos a ninguém, em toda a nossa vida... existe sempre algo que nunca iremos mostrar aos outros (um defeito por exemplo)...

curti... continua ***

11:13 AM  
Blogger Lord of Erewhon said...

Gostei muito do pensamento sobre as máscaras. Os outros, menos. Penso que será o homem «sem visão e soberbo»... Deus não deixou o lugar vago... O Homem e a Civilização é que perderam a capacidade de relação so transcendente... o nihilismo que Nietzsche prevê é, simplificadamente, «já não acreditarmos em Deus, mas fingirmos que sim»... é também a preguiça moral de querermos pensar realidades novas com ideias velhas... hipocrisia, no fundo. Basta, por exemplo, destacares um aspecto simples mas sempre actual da Civilização: a atitude perante o sexo. Vê a dualidade: gente pateta que não dispensa o casamento religioso; gente hipócrita que defende a fidelidade; e depois compara com o modo como, de facto, a Civilização Ocidental vive a sexualidade... uma sexualidade restritiva no plano real mas deslocada para um plano virtual, ficcional e fantasmático de infernos de perversidade cristã! Gente a mostrar as miudezas nas webcams, o IRC, o telemóvel usados como uma nova tecnologia ao serviço da estupidez sexual que não consegue viver um eros livre e se esconde na alarvidade «tão estimulante» da foda «proibida»!

7:57 PM  
Blogger Lord of Erewhon said...

Faltou-me acrescentar a merda das pitas dos photologs e as suas sessões - frustradas - de «olhem para mim, esta é a minha cona, o meu cu, etc, sou tão gira»!! Patéticas vítimas da moral cristã e dos seus infernozinhos do proibido que toda a gente adora! Tão estimulantes! Tão venenosos! Tão masturbatórios|

8:01 PM  
Blogger Lipinha said...

(em relação ao 13)
Uma vez uma pessoa disse-me: "...Eu não sou isto que aqui vez, isto é uma máscara que uso para me proteger de toad a gente, eu não sou assim..." e enquanto esta pessoa me dizia isto eu só conseguia pensar "...tal e qual eu, tal e qual a maioria de nós, mas principalmente eu...". Eu acho que a principal função das máscaras são para nos protegermos, muitas vezes de nós mesmo, porque temos medo de mostrar aos outros o que sentimos na realidade, temos medo de mostrar que também nós somos humanos...

11:44 PM  
Blogger Lord of Erewhon said...

Minha cara menina Lipinha... permite que te responda com algo que postei no meu blog: «A essência de uma máscara não é ocultar um rosto. As máscaras são ferramentas demoníacas que existem para dar forma aos poderes que habitam a carne - existem para que os homens se superem e se transcendam, deuses, demónios, heróis, formas substanciais da noite, da dor, da sabedoria, da beleza e do valor. Há um espelho onde se inscrevem vultos, rostos ou máscaras, a negra escrita do que queremos ignorar, mas que sempre esteve dentro de nós, do berço ao caixão.
As máscaras existem para que as sombras sejam e o pó das nossas vidas sirva um desígnio mais alto e agite, como um vento de fogo, os cortinados longos pelos corredores abandonados dos perdidos palácios do mundo e escreva a sangue, nas paredes, nos soalhos e nos tectos, a inaudita saga de um coração requintado e único! Tudo se torne mais que o amor, o prazer, a banalidade dos dias, o desespero das mãos, as palavras hesitantes e falsas, a tristeza da vida e o tremendo desconcerto do Destino.»
Post «A MÁSCARA E OS ROSTOS».
In:http://gothland666.blogspot.com/2005_11_01_gothland666_archive.html

12:23 AM  
Blogger Marta Valente said...

Oi! Bom, quanto ao primeiro pensamento, penso que deve haver por aí muito boa gente que se julga 1 pequeno Deus, que julga estar acima dos outros que o rodeiam...Por outro lado, não deixam de serem 'homens de visão', já que, de facto, o único lugar onde podem existir deuses, é na Terra e não no Céu. Esse lugar está vago a qualquer mortal comum,qualquer um de nós pode ser 1 deus em alguma coisa, na sua arte, no seu trabalho,...qualquer um de nós pode também ser um exemplo a seguir pela sociedade, basta querer!Chega de olhar para o céu à espera que um pseudo-Deus nos salve, chega de rezar palavras e cantigas que não sabemos a quem vão chegar... Há que pôr os pés na terra e sermos o Deus de nós próprios!

Quanto às màscaras, todos nós as usamos, mesmo sem querer, porque tudo o que fazemos, temos de aprender primeiro, assimilar, absorver, ou seja, antes de sermos nós próprios temos que ser os outros! Só assim nos podemos aperfeiçoar como seres humanos e arriscar na diferença! Além disso, somos inseguros por natureza, daí termos o hábito de espreitarmos os outros, p'ra ver como eles fazem, é como evitar um tiro no escuro... Acho que usar máscaras além de inevitável é humano, é natural, no entanto há que salientar, que (e agora vou mandar uma piada seca lol) o seu uso em doses demasiado elevadas pode provocar efeitos secundários, nomeadamente, a hipocrisia... que a maior parte das vezes, é irreversível...

Bjos, fika bem!***

9:24 PM  
Blogger Alexandre said...

11 - Unica e exclusivamente.

12 - Como ateu que sou, recuso terminantemente a existencia de Deus, até que um dia ele tome um café comigo ou troque umas palavrinhas, pelo que não posso comentar este pensamento.

13 - Concordo plenamente. Já tinha tido semelhante pensamento, mas a minha versão é com actores e não máscaras.

Keep 'em coming! ;)

4:20 PM  
Anonymous Antharya said...

Acho que as proprias frases falam por si proprias.
A frase nº 11 é estranha, mas n tem bem razão. Porque qq pessoa então q coneceguisse ver mais longe tentava logo ser Deus!, o k é um bocado estranho, mas enfm o "significado" tá lá.
A frase dois já é conforme cd pessoa, s alguem for mm religioso dedicar.s.ía ao tal Deus, e ía tb pensar k td o k lhe acontecia (bom e mau) era graças a Ele. E agradecia.lhe pk se Ele queria k akilo acontece.s é pk tinha uma razão kk..
A frase nº 13, enfim.. quase tds as pessoas utilizam mascaras. Quase tds as pessoas gostam de ter um lado só seu k ng conheça.. Cd mascara é conforme cd pessoa, à pessoas k provavelmente ate podem n utiliza.las. Cd pessoa deve ter a sua propria personalidade e n deixar de a ter por kausa de uma significancia superficial..(ptt mudar de mascara).
Máscaras são máscaras... E por mais k façamos.. n passam disso, pk kk dia essa mascara pode mm rachar e a pessoa fica "nua"...

Gd Bj
Pat Odavlas

10:18 PM  
Anonymous A. Duarte Lázaro said...

Acho o teu pensamento 13 absolutamente fantástico! A parte da máscara da vulgaridade está... soberba.
Shakespeare (brilhante shakespeare) retrata isso muito bem quando diz que "the world is a stage"... na verdade todos representamos os nossos papéis, quer queiramos quer não.

O 12... não comento. Não estou certa do que penso. Já fui uma católica praticante, daquelas que fazem o crisma e dão catequese. Depois comecei a ver a "luz" e reneguei a Igreja. Não vejo sentido nenhum naquela instituição. Mas em relação a "Deus" ainda não me defini...

11. Não creio que os homens iluminados queiram ocupar o lugar de Deus (mas acredito que o saibam vago). Acredito em algo semelhante, mas não igual. Acredito que querem ser os seus próprios deuses, isso sim. Uma coisa é certa: todos lutam por atingir a perfeição e por superar a própria perfeição.

1:41 AM  
Anonymous white wolf said...

11 - O homem acha sempre que tudo o que apareçe é sempre relacionado com ele... Que deve ser ele que tem de liderar, de comandar, de estar á frente de tudo, tendo direito legitimo para tal. Mas será que o tem? O que torna um homem especial a outro, dando-lhe o direito de se colocar no lugar de deus?

12 - Acredito que algo em cima nos guia. Não digo o "Deus" como fazemos imaginar, com o velho de barbas compridas e bastão, mas uma outra qualquer entidade. Metam-se agora vocês na pele de Deus. Será que vocês, ao virem o mundo actual, consumista e sádico,acreditavam que revelar a vossa presença ia adiantar de alguma coisa? Não seria a vossa imagem provavelmente usada como marteking ou qualquer outro tipo de campanha publicitária, por homens sem escrupulos e desonestos?

13 - Falso é aquele que diz que não usa máscaras. É da própria natureza humanda de fingir, mesmo já nos seu sub-consciente,formando mentiras tão elaboradas de tal maneira que até as mentiras mais detalhadas e complexas passam ás verdades mais claras e indescuteis.

10:32 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home