domingo, janeiro 15, 2006

Pensamentos III

A Moral e Um Sarcasmo Ligeiro

9 – A obsessão pela perfeição do número sete no cristianismo chegou ao cúmulo de se designarem sete defeitos vulgares como pecados mortais. Condenar os preguiçosos e os gulosos ao Inferno só pode ter sido ideia concebida pelos invejosos e irados, outros pecadores mortais e como tal sem moral para julgar os outros.

10 – O homem só ascenderá aos céus por um meio: de avião.

PS: 9 relacionada com 5 e 10 com 3.
PS2: Não subestimem 10 por usar um aspecto demasiado moderno para se fazer entender. Para bom entendedor...
PS3: Obrigado pelos comentários e incentivo a prosseguir.

12 Comments:

Blogger blueiela said...

Bem comentar estes pensamentos não é coisa facil porque entras com religião à mistura...Mas falando como uma simples pessoa isenta de qualquer tipo crença,acho que quem aponta defeitos aos outros é só por si mesmo imperfeito...Qualquer pessoa que viva um pouco fora dos padrões normais de uma sociedade, que aparente ter um comportamento anormal aos olhos daqueles que se intitulam "normais" é visto como uma aberração e é excluido por isso dessa mesma sociedade.
Mas que nunca atire pedras aquele que tem telhados de vidro...e todo o Homem tem telhados de vidro porque ninguém é perfeito.
O Homem só ascenderá aos céus de avião e em sonhos acrescento eu,porque acho que é a forma mais barata de lá se chegar;)

beijo

blue

4:54 PM  
Blogger Marta Valente said...

9- A mim assustam-me as pessoas que se dizem donas de uma inquestionável moralidade!Assustam-me as pessoas que criticam as supostas pessoas imorais! Acho que, sobretudo, ninguém é dono da verdade dos outros, apenas da sua própria verdade. Por isso, acho realmente que quem elegeu os 7 pecados mortais, se calhar era porque tinha vontade de os 'cometer', e inveja dos que os cometem... Porque só julgamos os outros, quando algo não está bem em nós, quando a nossa verdade não chega...

10-Esta frase é puramente verdade! Só se chega ao céu de avião, porque, de facto, se existir realmente o Céu e o Inferno, acho que não existe ninguém, rigorosamente ninguém, que não tenha 'pecado' (entrando nas crenças do Cristianismo), acho que é inevitável e próprio da natureza humana. Às vezes pecamos quase sem querer, quase mecanicamente... Está-nos no sangue, não há nada a fazer!

Não sei se os meus comentários merecem alguma atenção, mas hoje não me sai mais nada!;)

Fica bem***

5:06 PM  
Anonymous HellSpawn said...

9 - Não iria tão longe, mas não me parece uma ideia descabida de todo.

10 - Hehe, como concordo com esta...

6:59 PM  
Anonymous .Sadistic.Doll. said...

bm... kt ao teu pnsamnt 9... acho k cada pessoa tem plo menos 1 dos 7 pecados mortais... acho eu... eu já tou condenada por esses 2 1ºs k dissest... preguiça e gula! lol! e eu acho k o k há a fzr é respeitar os defeitos d cada pessoa (os k já ñ há volta a dar) e tntr com k os kinda dá pa mudar s tornem em kualidades! :) mas é apenas a mnh opinião!
e... d foguetão tb s pod xegar lá! xD joke... bm... tb diria a sonhar... mas eu sou dakelas k gosta d sonhar com os pés assentes na terra!
***

12:26 AM  
Blogger Illiar said...

continua... a sério... uma coisa destas até dá gosto ler comparada com muitas coisas "engraçadas" que leio de vez em quando... =)

8:07 PM  
Blogger Carla said...

Mais uma ideia fantástica... Que mais se pode esperar vindo de ti? Gostei especialmente da ideia de que o homem só ascenderá aos céus de avião... Continua... A ideia está algo de muito especial.

10:16 PM  
Blogger Lord of Erewhon said...

Pensamentos IV? Siga. ;)

10:28 PM  
Blogger Rita said...

Olá! Obrigada pelo teu comment no meu blog! Sim, continuo interessada relativamente ao site onde és admin. Não me entendi muito bem com o modo como o site funciona e também achei que o que tenho produzido até hoje não merecia lugar no meio de trabalhos tão bons... De qualquer forma gostaria de experimentar! Envolver-me no meio e poder receber críticas de pessoas que me parecem bastante entendidas na Arte da Escrita. Preciso apenas de orientação relativamente ao site. Agradeço a ajuda!

****

9:08 PM  
Anonymous Antharya said...

Mais dois pensamentos...

9- Nunca tinha pensado assim. E como tu disses.t até tem sentido. Todo o ser humano peca, é impossivel alguem não pecar. Portanto todas as pessoas que pensam em condenar as outras tão a pecar, porque n s deve julgar as pessoas como também quando as julgam estão a utilizar os "pecados mortais" para as condenar, conedenando.s a si proprias

10- lol, é impossivel não se concordar mais. Céu é céu e tem nuvens e passaros a voar...

4:20 PM  
Blogger Alexandre said...

O condimento "sarcasmo" transformou simples pensamentos em máximas possantes. Parabéns.

9 - Não poderia concordar mais. Mas também, qual a atitude cristã que pode ser considerada "correcta", num juizo de valor consciente?

10 - Esta tem um cheirinho a ateismo :P. Discordo por estar incompleta. Então e as naves espaciais? ;)

Keep up.

11:47 PM  
Blogger jdavid said...

vou ser um pouco ingénuo. afinal o que é o céu? será só as nuvens? a partir da lua? a partir de uma estrela? sei lá, afinal o céu pode ser realmente aquilo que todos esperam encontrar, o próprio big bang, o início dos tempos. então assim o Homem nunca ascenderá ao céu. tanto melhor, ficamos com a impossibilidade de qualquer das formas. ascenções ao céu, só em fábulas ou com um elevador imaginário... coisas mirabulantes (mirambulantes?) que o cérebro humano inventa...
by the way, welcome to the community :)

11:15 AM  
Anonymous white wolf said...

Bem. Where we go... :P

9 - Tendo em conta o longo historial da igreja católica de buscar e associar conceitos onde eles aparentemente não existem, não seria estranho de todo se a igreja declara-se a preguiça e gula como pecados mortais. Se fomos ver existem pecados bem mais negros e "importantes" que estes dois, como a Mentira e Falsidade. Se de facto fossem os pecados mortais, porque estes pecados não estariam na "tal" lista?

10 - Talvez o seja assim, mas para quê declarar "nunca" se não temos conheçimento completo do futuro? Muitas pessoas tb diziam que era impossivel ir até á Lua, e agora é o que se vê... Cepticismo é necessário, ajuda-nos a meter os pés na terra, mas também não devemos deixar de sonhar e ambicionar o impossivel. Se não sonhasse-mos, como progrediamos? No meio-termo é que está a virtude....

8:30 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home