segunda-feira, janeiro 09, 2006

Pensamentos II

Mais 3 pensamentos, para reflectirem também. Um grande agradecimento a todos (e todas) os que comentaram o meu 1º post neste blog.

6 – O homem é um edifício erigido ao lado de um abismo. Se tiver uma deficiência nas suas fundações torna-se desequilibrado. Se for um desequilíbrio acentuado precipita-se.

7 – Anular as pulsões primitivas do nosso inconsciente é negar a humanidade; transformar a besta do passado na máquina do futuro.

8 – Não existem povos superiores, mas sim homens e educações superiores.

12 Comments:

Anonymous blueiela said...

Olá!

Hoje confesso que não estou muito com o espírito de pensadora aguçado...porque fiz o favor de esvaziar um pouco a minha mente de pensamentos.
Mas li os teus pensamentos com atenção e eles soaram-me a verdades...como se cada palavra encaixasse no local certo e até fizesse lógica mesmo lendo as frases de trás para a frente.
O Homem é um muro e a vida escolhe a solidez do cimento que o mantém de pé...depois naqueles muros que têm uma estrutura fragilizada vão-se abrindo fendas e aquelas fendas por vezes são tão profundas que conseguem mesmo derrubar aquela fortaleza erguida.Mas existem muros de betão que não se deixam abalar pelas fendas e mesmo depois de derrubados não hesitam em recomeçar de novo a partir da primeira pedra.
Pronto não digo mais nada,que a filosofia hoje não marcha nos meus dedos;)

um beijo

blue

3:44 PM  
Anonymous ѕαяα said...

hmmm...
estive a ler estes pensamentos e tal como os outros, acho-os bastante interessantes e sábios.
achei piada ao primeiro dos pensamentos de hoje principalemnte...

enfim, peço desculpa por nao ter muito a dizer mas vale pela intenção, penso...

Beijo enorme
* * *

6:31 PM  
Blogger Marta Valente said...

Bom, o que faz um homem, é a sua educação, é tudo o que acondiciona, aprende, desde que nasce. Tudo isso, vai influenciar a sua personalidade e forma de estar na vida. Cada pessoa nasce numa cultura e sociedades diferentes, logo vai ter valores, necessariamente, diferentes. No entanto, a diferença não é sinónimo de superioridade. Pode ser, mas nem sempre é. Logo, 'existem homens e educações superiores', porque se existir, de facto, alguma superioridade, baseia-se proporcionalmente, à superioridade da respectiva educação do homem, e, consequentemente, do seu povo.

11:17 PM  
Anonymous Sadistic.Doll said...

bm... pedist-m pa divagar... vou tntr fzr 1 pc isso agr! :P
kt ao teu último pnsamnt... pnso k era... o homem tá-s a tornar cada x + artificial, falso... enfim... :s deviamos sim rspdr aos nossos impulsos (dependnd d kuais fossem... obviamnt)!
e... axo k s o desikilibrio fôr lidado d forma d correcta, a ida po abismo pod-s prolongar!
e ñ m lmbro kual era o outro pnsamnt!
acredita k da outra x ia divagar +, mas agora tou assim tão cansada k nem csgo pnsr em nd d jeito! lol!
***

12:11 AM  
Anonymous Coma Black said...

6- hum..ñ será o Homem um ser já de si desiquilibrado?
7- poderemos nós anulá-las completamente?..(penso que não..)
8-se existe algo de 'superior' inerente ao Homem, então eu desconheço-o por completo.

continua!
[]
blessed be

2:04 AM  
Anonymous White Wolf said...

6 - Está muito sabia esta frase por acaso. Mas muitas vezes quando falamos na dita deficiência suas fundações, pareçe um pouco que falamos que são uns aspecto incontronavel...muitas vezes é de facto, mas eu sou uma pessoa que muitas vezes ainda acredita que é possivel mudar as ditas bases do prédio :P

7- Eu diria antes, negar as pulsões primitivas é antes negar o Animalismo e o Irracionalismo e enalteçer a Humanidade... Humanidade é tudo o que o homem faz enquanto ser racional e coinsciente. Ao chegar aos principios basicos nunca pode ser considerada como humanidade. Seria então o homem das cavernas aquele que entre todos teria mais Humanidade?

8- Cada caso é o seu caso. Podemos falar casos realmente em que educações são superiores a outras...mas tb á casos que a comparação não é assim tão acessivel e compreensivel

11:55 PM  
Blogger Lord of Erewhon said...

Gosto dos teus pensamentos. Continua... a pensar. ;)

1:06 AM  
Anonymous Antharya said...

Mais pensamentos... mais palavras... mais significados...

6- Estranha mas verdadeira.. qualquer homem pode precipitar.s se cometer algum erro, cair num abismo e nc mais ter forças para o escalar, ultrapassando aquele erro.

7-linda.. até agora a melhor para mim sem duvida... se negarmos o nosso antepassado negamos tb akilo k eramos pa ser ... mas o humano esta em constante desenvolvimento e seria mt dificil "aguentarmos" durante algum tempo, sendo akilo k devemos ser...
Alguns passos que damos, servem para "desfigurar" aquilo que os nossos antepassados eram, mudando os nossos meios de pensar e outras coisas...
E tb se pensarmos que o nosso antigo e conhecido "Homo Sapiens Sapiens" desde daquele tempo o k evoluiu ate agora... mudou bastante...
bem já estou a divagar demasiado:P...

8-yay, deves ter razão, qualquer pessoa com uma educação superior, por mais arrogante que seja há.de ter sempre alguma "superioiridade" em relação a outras pessoas.
Tendo tb o poder de discrimina.las ou n...

5:46 PM  
Anonymous Mevun said...

Olha... pa começar, não concordo com o primeiro, e eu sou a prova viva disso, tenho fortes fundações e tou sempre à beira do abismo. Depois, acho que se não ignoramos certos impulsos, então somos bestas aotênticas, ai de nós se não o fizessemos. A última concordo mesmo.
jitos Lipa

11:29 PM  
Blogger Alexandre said...

6 - É sim senhor.

7 - Concordo. Os que desprezam a sua humanidade devem ser abolidos dela. A "máquina do futuro", eu chamar-lhe-ia a "marionete". Ou então o "homem comum do século XXI".

8 - E quem acredita de alguma forma em povos superiores, não pode ser mais que hipócrita, ou mesmo estúpido. Homens e educações superiores existem, ainda que cada vez mais rareando.

A minha contribuição.

6:20 PM  
Blogger Lord of Erewhon said...

Toca a postar, seu madraço!:)=

10:45 PM  
Anonymous HellSpawn said...

6 - É uma maneira metafórica de por as coisas. não foi excepcionalmente brilhante, mas axo que tb n faria melhor.

7 - Discordo em grande parte. a pra isso passas a andar sobre quatro patas e a viver como os animais, n? :P epa, ha alturas em que deixar negar os impulsos so inconsciente é difícil, senão impossivel, mas a racionalidade é o que nos separa das bestas.

8 - Educações que variam consoante os povos. lol. Mas sim, é uma maneira de abranger as raras excepções de pessoas de um povo educadas de outras maneiras

7:26 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home